Quais as principais diretrizes para auditoria?

Conheça as principais diretrizes para auditoria

A realização dos processos de auditoria é regida por diretrizes e normas mundiais, as quais são responsáveis por estabelecer padrões e parâmetros de qualidade e transparência. Você conhece as principais diretrizes para auditoria no Brasil e no mundo?

As diretrizes mais conhecidas são as Normas ISO, criadas pela ISO (International Organization for Standardization), que orientam os processos de qualidade. As Certificações de Qualidade ISO são atestados que asseguram que empresas privadas ou públicas estão aptas para fornecer determinado serviço, sistema ou produto.

Neste artigo do Blog FECAP EAD, veja as principais normas e diretrizes utilizadas para auditar empresas e organizações das mais variadas naturezas.

ISO 9001

Possivelmente a norma de qualidade mais amplamente conhecida, a Norma ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) e tem como principal papel auxiliar o gestor da auditoria a encontrar e solucionar processos ineficientes.

Logo, atua para garantir a otimização de processos e também mais agilidade no desenvolvimento e na produção de serviços e produtos. Seu objetivo final é a satisfação do cliente e o sustento do sucesso alcançado pela organização.

Além disso, a norma também é uma ótima ferramenta de documentação da cultura do negócio, servindo para consulta e permitindo ajustes em prol do crescimento e da qualidade dos bens e serviços oferecidos.

Quer conhecer mais sobre processos eficazes de Auditoria? Baixe nosso e-book “Auditoria na Prática”. →

ISO 14001

Usada fundamentalmente em auditorias ambientais, a norma ABNT NBR ISO 14001 é a diretriz que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental. É imprescindível para empresas e organizações que buscam segurança sobre suas políticas ambientais ou ainda que desejam demonstrar a seus clientes que estão em concordância com práticas sustentáveis.

Dessa forma, seu maior objetivo é auxiliar organizações no desenvolvimento de uma estrutura para a proteção do meio ambiente, bem como no planejamento de respostas rápidas em relação às mudanças das condições ambientais.

ISO 22000

A FSSC ISO 22000 é uma norma que define os requisitos de um sistema de gestão da Segurança de Alimentos. Portanto, seu intuito é garantir a segurança de alimentos durante todo o processo de produção; desta forma, abrange todos os atores envolvidos na cadeia alimentar, no processo conhecido por Farm to Fork (ou, em tradução livre, “da colheita à mesa”).

ISO 45001

Desenvolvida com base em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que apontam para mortes decorrentes de acidentes e doenças do trabalho, essa norma internacional volta-se para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO).

Seu objetivo principal é a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), promovendo a protegendo a saúde física e mental de trabalhadores das organizações e de outros indivíduos que podem ser afetados pela atuação empresarial.

Outras diretrizes para auditoria

Além das diretrizes da ISO, outras normas e recomendações são utilizadas, como as do International Accreditation Forum (IAF) em seus Documentos Mandatórios (MD Series) e a norma Auditoria Interna SA 8000, desenvolvida pela Social Accountability International (SAI).

A SA 8000 é uma norma voluntária que se baseia em Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e abrange nove temas:

  • Discriminação
  • Horário de trabalho
  • Liberdade de associação e direito à negociação coletiva
  • Práticas disciplinares
  • Remuneração
  • Segurança e saúde no trabalho
  • Sistemas de gestão
  • Trabalho forçado
  • Trabalho infantil

Quer mais dicas e diretrizes para auditoria e processos de qualidade?

A FECAP é referência em educação para negócios e produz materiais indispensáveis para quem deseja se atualizar e especializar na área. Você se interessa pelo processo de Auditoria e as melhores formas de implementá-la? Baixe agora nosso e-book “Auditoria na Prática”!

Compartilhe:

Continuar lendo

Logo-fecap_branco-FECAP

Ajude-nos a melhorar.
Sua opinião é essencial para aperfeiçoarmos nosso trabalho.
Contribua respondendo nossa pesquisa de satisfação.